top of page

Qual a diferença entre ESG e ODS

Qual a diferença entre ODS e ESG?


Sabemos que dentro da nova economia, essas duas siglas ganharam muita relevância ultimamente, mais especificamente nos últimos 3 anos, mas qual a diferença entre elas e como ambas se relacionam?


Os dois estão conectados, mas não significam a mesma coisa. Começando com ESG, que significa Environmental (E), Social (S) e Governance (G), são os pilares que correspondem às ações ambientais, sociais e de governança de uma empresa.


Já os ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, totalizando 17 objetivos, criados em 2015 pela ONU, que compõem uma agenda global com o objetivo de atingir todos os ODS (objetivos sociais e ambientais) até 2030, chamada de Agenda 2030, ou seja, ultrapassam as práticas das empresas (que se inserem pois seu faturamento é maior que o PIB de muitos países), são compromissos mundiais em favor do desenvolvimento sustentável.


Mas como os dois estão conectados?


Bom, a Agenda 2030 e os ODS são os principais guias para que uma empresa siga com suas práticas ESG, indicando os principais problemas ambientais, sociais e de governança e, assim também, definindo as respectivas metas para o combate dessas questões.


Nesse contexto, o ESG é um conjunto de padrões e boas práticas sociais, ambientais e gerenciais das empresas para alcançar e fazer parte das metas definidas através dos ODS. As corporações devem ter a habilidade de conectar ambos e desenvolver/ implementar práticas de negócios que alinhem lucro, propósito e transparência.


Portanto, os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma coisa leva a outra.


De uma forma resumida, podemos afirmar que os ODS são a direção a ser seguida (o fim) e o ESG é a forma, o método e as práticas para chegar lá (o meio).


Como isso funciona na prática?


Vamos ver alguns exemplos para visualizar como a teoria acima se aplica na prática. Então aqui, temos 3 metas e submetas reais ODS e a respectiva ação ESG que uma empresa poderia fazer:


Meta ODS 5: Igualdade de Gênero.

Sub Meta 5.5: “Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão.

Ação ESG da empresa: Promover programas de diversidade, inclusão e igualdade de direitos dentro da empresa, por exemplo.


Meta ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico.

Submeta 8.8: Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

Ação ESG da empresa: Reduzir os riscos no ambiente de trabalho e obter certificação ISO 45001, por exemplo.


Meta ODS 12: Consumo e produção responsáveis.

Sub Meta 12.5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Ação ESG da empresa: Viabilizar a gestão de resíduos e a conscientização da equipe.


Confira todos os 17 ODS:


Comments


bottom of page