Sabemos que ONG não é a única sigla que existe para se referir a organizações sem fins lucrativos, nem que essas três letrinhas representam todos os tipos de organizações, fundações, etc.
Que tal conhecer resumidamente alguns dos diversos “tipos de ONGs”?
Começando com a mais famosa: ONG significa Organização não-governamental, ou seja, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo lutar por causas coletivas ou apoiá-las. São constituídas formalmente e autonomamente, as ONGs podem receber doações do Estados, de pessoas físicas e jurídicas.
Temos também as Fundações, que são criadas a partir da doação de um patrimônio em prol de uma causa sem fins lucrativos, uma vez que a Fundação possui um instituidor ou uma pessoa que possui dinheiro o suficiente para iniciar as atividades desejadas, todas as aprovações, alterações, etc devem ser aprovadas pelo fundador.
Já as Associações se formam por junções de pessoas em favor de uma única causa específica, é constituída através de um Estatuto Social e possui direitos e obrigações legais. Suas atividades não têm a necessidade de um patrimônio e capital, sendo administradas pelos próprios associados.
A sigla OSCIP significa Organização da Sociedade Civil com Interesse Público, ou seja, são organizações que desenvolvem e administram projetos sociais, podendo firmar parcerias com entidades estatais.
As OS são Organizações Sociais, com principal foco nas atividades nas frentes de ensino, pesquisa, desenvolvimento cultural e meio ambiente. Esse tipo de organização é passível de benefícios governamentais, como isenção fiscal.
E para finalizar essa mistura de letras e siglas, temos o Negócio Social, são empresas que visam o lucro, mas possuem o objetivo de causar impacto social positivo.
Comentários