top of page

ESG e ONGs, o que é e qual a conexão com o terceiro setor?



O que é ESG e onde as ONGs entram nesse assunto?


Resumidamente, ESG é um termo que se traduz para ASG (Ambiental, Social e Governança), e se trata do conjunto de ações, preocupações e pensamentos das empresas com ações sociais, ambientais e de governança.


O E (Environmental - ou Ambiental) é o pilar que está encarregado de cuidar e minimizar dos impactos ambientais da empresa, como a “pegada de Carbono”, o uso de materiais recicláveis e a emissão de gases. Tratando de algumas perguntas de investidores e clientes como “Qual o posicionamento da empresa em relação à mudanças climáticas”, ou “Qual a estratégia utilizada em relação à reciclagem?”


O S (Social) é o pilar que enfatiza a responsabilidade da empresa com os funcionários e principalmente a comunidade, tendo algumas perguntas relacionadas à projetos sociais que a empresa ajuda a desenvolver nas comunidades que está inserida.


Já o G (Governança) é a gestão da empresa e sua relação com os stakeholders, procurando entender se os interesses de diferentes áreas da empresa são atendidos pela gestão executiva e pelo conselho administrativo.


Mas onde as ONGs entram nesse assunto?


Bom, as ONGs podem ser uma importante parceria para que as empresas possam resolver com rapidez e efetividade um problema (social ou ambiental) identificado que esteja em relação com os objetivos ESG da instituição.


A corporação pode se inserir no ambiente das ONGs desenvolvendo e apoiando projetos na comunidade em que a empresa está alocada. Além disso, integrar os funcionários em dias de voluntariado são um ótimo exemplo de atingir o pilar Social, e envolver os funcionários em ações comunitárias.


Alguns exemplos de empresas que aderiram à práticas ESG são:

a) Sicredi, que aderiu ao voluntariado corporativo, com o Dia C (Dia de Cooperar), realizando ações de responsabilidade social nas comunidades (em que a empresa está inserida). Em 2021, foram 3.800 doadores em 330 municípios, arrecadando 1.200 toneladas de alimentos (fonte: Relatório de Sustentabilidade Sicredi 2021).


b) A Odontoprev também é um exemplo de organização que aderiu às práticas ESG por meio de doações de 8 mil planos odontológicos para cerca de 20 instituições do 3° setor em 2021 nas comunidades que a empresa está inserida (fonte: Relatório de Sustentabilidade Odontoprev 2021).


Esses são apenas dois exemplos das milhares de empresas que estão entrando no “mundo ESG”, já que o assunto está em alta ultimamente, e cada vez mais vemos empresas aderindo a essas práticas.


Comments


bottom of page